domingo, 10 de março de 2013

Carta aberta aos Sardoalenses

A política é uma actividade nobre, feita  por homens e mulheres que querem contribuir para um bem comum. Todos sabemos e reconhecemos a vida difícil de quem anda nesta actividade, a vida difícil que os políticos têm e não me refiro à crise económica que o país atravessa mas sim ao descrédito que tem tido aos olhos dos portugueses.
Quando aceitei o honroso desafio que me foi feito há quatro anos para exercer um cargo político, ponderei o facto de me estar a envolver num "mundo" onde alguns, por vezes, utilizam "regras" diferentes daquelas a que estava habituado.  Grande injustiça para muitos homens e mulheres que tenho conhecido ao longo da vida e que muito têm dado pela nobre causa política. Infelizmente  parece que a árvore, por vezes, faz a floresta e a Vox Populi fala mais alto.
Os sardoalenses têm sido brindados por uns "escritos" oriundos do Partido Socialista e assinados por Fernando Vasco. Não faz muito o meu género responder a este tipo de missivas, só o faço em nome da verdade, em nome do que acredito que deva ser a actividade política. E, em política não vale tudo!

É saudável o pensamento diferente, não o é a má fé no pensamento, a desonestidade intelectual.

Quando Fernando Vasco se refere à "viagem de turismo" dos jovens à Eurodisney, omite deliberadamente aquilo que verdadeiramente será a viagem, reduzindo-a propositadamente a pouco mais que 10 horas passadas naquele parque temático. Podemos não concordar com a viagem, podemos achar que o momento não é o melhor para este tipo de actividades, não podemos é enganar os sardoalenses a troco de alguns votos, ignorando a visita, por exemplo, à Costa da Normandia (local de desembarque das tropas aliadas dando novo rumo a uma Europa desavinda), ignorando a visita aos cemitérios de guerra onde repousam os corpos de milhares de jovens que deram a vida por esta mesma Europa. E quão importante é os jovens de hoje  poderem "sentir" o que foi esta Europa de há mais de 60 anos, numa época em que tende novamente a desentender-se.
Volto a frisar, não precisamos de estar de acordo, temos é que ser intelectualmente e politicamente honestos!
O senhor Vereador Fernando Vasco esteve presente na Assembleia Municipal do dia 27 de Fevereiro. Nesta Assembleia foi apresentado um documento (Informação do Presidente da Câmara) que relatava a situação financeira do Município a 15 de Fevereiro.  As contas eram claras: a dívida global situa-se em 6,167 Milhões de euros. A redução da dívida no espaço temporal de um ano, desde 15 de Fevereiro de 2012, foi de 1,396 M de euros. Disto nada fala Fernando Vasco, muito pelo contrário, engana os sardoalenses apontando para outros números, muito mais elevados. Das duas uma: está a enganar deliberadamente os sardoalenses ou não fez bem o trabalho de casa, na sua casa, a mais de 180 km daqueles que o elegeram como vereador, numa estranha forma de "políticas de proximidade".
Termino!
 De mim não terão mais contributos para o pingue pingue de eficácia política duvidosa.
De mim só terão contributos que possam ajudar os sardoalenses a fazer a melhor escolha nas próximas eleições.
De mim só terão os contributos necessários para a elevação da actividade política, que tem como ponto principal a Verdade!

Miguel Borges